Amigos e Familiares de Valéria Sales mobilizam doadores de sangue do tipo A+ por redes sociais

Amigos e Familiares de Valéria Sales mobilizam doadores de sangue do tipo A+ por redes sociais

Uma mobilização está sendo realizada nas redes sociais nesta segunda-feira (6) por amigos e familiares, que estão incentivando pessoas à doação de sangue em prol da ananaense Valéria Sales Martins.

Amigos de Valeria dizem que a mobilização começou por um gesto de carinho pela amiga que precisa urgentemente do sangue A+, devido à enfermidade que ela está enfrentando e a baixa quantidade no estoque do Hemocentro de Araguaína.

Segundo informações do Hemocentro de Araguaína ao Portal Correio do Bico, o estoque de bolsas no hemocentro está baixo, por causa da falta de doações e também por causa do crescimento de acidentes de trânsito, o que tem gerado preocupação quanto ao atendimento de pacientes em procedimentos de urgência e emergência. 

No início do ano, Valéria foi diagnostica com câncer no colo do útero, que é um dos tipos de câncer considerado mais comum entre mulheres do mundo todo e pode surgir a partir dos 25 e 30 anos.

O câncer do colo do útero é uma lesão no colo do útero ou no útero. Se a lesão for detectada precocemente, pode ser tratada e curada.

Desde o descobrimento da doença, a ananaense realizou uma cirurgia de retirada do útero e sessões de radioterapia e quimioterapia.  

Sempre apoiada por amigos e familiares, Valéria Sales segue otimista, reagindo muito bem ao tratamento da doença, porém, neste fim de semana, a jovem passou mal, sendo encaminhada para o Hospital Regional de Araguaína e lá foi informada pelos médicos que ela precisava urgentemente de doação de sangue do tipo A+.

Segundo o Hemocentro de Araguaína, para doar sangue é preciso levar um documento com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos, pesar mais de 60 quilos e não estar em jejum.

Algumas recomendações são importantes para realizar a doação: não estar gripado ou com outra infecção; evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação (para quem bebe com moderação); não fumar 1 hora antes e após a doação; tomar café da manhã antes da doação.

Não pode ser doador de sangue, pessoas que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres gravidas ou que estejam amamentando, indivíduos que estão expostos a doenças transmissíveis de sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doenças de chagas, usuários de drogas, aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso do preservativo.

O Hemocentro de Araguaína está localizado na Rua 13 de maio, nº 1336, centro da cidade. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00min às 18h30min e aos sábados das 7h00min às 12h30min. Telefone: (63) 3411-2915.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter