ANANÁS: ex-vereadora Anália Borges promove seminário para empresários

Zé Lima

Aconteceu na noite desta sexta-feira (22), no salão da Escola Paroquial São Pedro, em Ananás, o Seminário de Empreendedorismo. O evento foi organizado pela ex-vereadora Anália Borges. Na ocasião, dezenas de empresários compareceram ao seminário. O objetivo principal do evento foi chamar a atenção para alguns aspectos no que diz respeito ao fortalecimento da classe empresarial para o município e região. Foram convidados para a palestra, o administrador de Imperatriz, Maranhão, João Borges Lira, e o economista Eurypedes Ribeiro, representante do SEBRAE, que representa os vinte e cinco municípios do Bico do Papagaio.

Logo na abertura, Anália deu boas vindas aos presentes, e falou da necessidade do apoio aos empresários. Disse que é de fundamental importância que os mesmos se organizem para que a região tenha um crescimento cada vez maior.

O economista Eurypedes, falou da importância do controle financeiro que os empresários devem ter em suas empresas. Ao iniciar a sua fala, Eurypedes disse que o SEBRAE é um grande parceiro dos empresários. Disse que todos os empresários, pequenos, médios e grandes, são verdadeiros heróis. Ele enfatizou muito sobre o controle financeiro, ou seja, o empresário tem a obrigação de está atento aos gastos, não misturar as despesas caseiras com as despesas da empresa. Falou que o empresário tem que ter disciplina para anotar todos os gastos do mês, para saber se está tendo lucro, ou não. Falou ainda que não é só na vida de empresário, mas também em casa que temos que anotar todos os gastos. “Quando se anota tudo, desde as simples despesas, até as grandes, em um determinado tempo, você poderá ter uma economia muito grande”. Enfatizou. Ele finalizou dizendo que o Tocantins é a bola da vez no agronegócio, e por isso, os empresários têm que está atentos às novidades.

Em seguida, com o tema O Administrador na Atividade Empresarial, o palestrante João Lira, fez um breve histórico da sua vida, quando morava em Ananás, e depois a sua trajetória como empresário na cidade de Imperatriz, no Maranhão, mostrando as suas empresas. João Lira, falou das funções que um empresário de sucesso tem que ter em sua empresa, citando, o planejamento, a organização, a liderança e o controle. Segundo ele, estes quatro pilares, se bem seguidos, faz com que o empresário tenha sucesso em seu empreendimento.

João Lira, falou do papel social que um empresário deve ter. Ele disse que todas as empresas, por pequena que seja, é importante desenvolver o lado social na comunidade. Hoje, o Grupo Lira, beneficia quinhentas crianças e adolescentes mensalmente, através dos programas: Prato Feito, Bom de Bola, Bom de Escola e Judô com Amor.

Após as apresentações dos palestrantes, a organizadora do evento, Anália Borges, serviu um delicioso jantar para todos os presentes.

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter