Aguarde, carregando...

Escola fundada há mais de 60 anos será transformada em Colégio Militar no sul do Tocantins

Essa será a 12ª unidade no Estado / Foto: Elias Oliveira

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

07/09/2019 03:00h

O governador Mauro Carlesse vai lançar mais uma unidade do Colégio Militar nesta segunda-feira (09), em Palmeropólis. A solenidade será realizada às 18 horas na Escola Estadual Professora Maria Guedes.

Ao todo, o Tocantins já conta com outras 11 unidades de colégios militares nos municípios de Palmas (unidades I e II), Araguaína (unidade III), Arraias (unidade IV), Paraíso (unidade V), Araguatins (unidade VI), Gurupi (unidade VII), Guaraí (unidade VIII), Porto Nacional (unidade IX), Colinas (unidade X) e Augustinópolis (unidade XI).

Segundo o Governo, a implantação dos colégios militares é uma demanda das comunidades locais. Atualmente, mais de 8 mil estudantes estão matriculados nas unidades já implantadas, conciliando ensino regular e cursos técnicos à hierarquia, disciplina, civismo e patriotismo, peculiares da formação militar.

“A ampliação de oportunidades para os jovens tem sido um grande foco deste Governo. Temos buscado oferecer um atendimento de qualidade e plural, e os colégios militares, assim como modalidades de ensino médio integral, têm sido de grande importância para o fortalecimento da rede estadual de ensino”, frisa a gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, a parceria entre a Seduc e a PM “tem sido exitosa em diversos municípios do Estado, fazendo com que a qualidade do ensino tocantinense, aliado à hierarquia e disciplina militar, continue a alavancar a educação tocantinense a patamares de excelência”.

Histórico da escola

A Escola Estadual Professora Maria Guedes foi criada em 1958, com o nome de Escola Municipal da Fazenda Itabaiana. No ano de 1976, esta unidade passou a se chamar Escola Estadual de 1º Grau de Palmeirópolis, unificando Ginásio e Primário, e se desligando definitivamente de Paranã.

Em 1982, criou-se 2º Grau, hoje ensino médio, com o curso de Técnico em Contabilidade. Já na jurisdição do Tocantins, a unidade passou a ser nominada como Colégio Estadual de Palmeirópolis. Por fim, em julho de 2015, em homenagem a uma de suas primeiras educadoras, recebeu o nome de Escola Estadual Professora Maria Guedes.

Hoje, a unidade escolar que passa a ser denominada como Colégio Militar Unidade XII – Professora Maria Guedes, possui cerca de 490 alunos matriculados e 43 servidores.(AfNoticias)