O Instituto IETO realizou o Congresso Nacional Bico do Papagaio e Ananás é destaque na educação em âmbito nacional.

O Instituto IETO realizou o Congresso Nacional Bico do Papagaio e Ananás é destaque na educação em âmbito nacional.

Aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de outubro, em Ananás, o 1º CNBICO Congresso Nacional Bico do Papagaio. O Prof. Dr. Antônio Adailton realizou a palestra de abertura com o tema Base Nacional Comum Curricular (BNCC): desafios e perspectivas no Tocantins contemporâneo.

Foram realizadas 13 palestras com mestre e doutores de grandes instituições como Universidade Federal do Tocantins, Faculdade de Palmas e outras. Com 112 congressistas, entre estudantes e professores, estiveram representados os estados do Tocantins, Maranhão e Pará.

Foi uma noite memorável marcada por fortes emoções. O idealizador do evento professor Acleylton Costa se emocionou ao relembrar sua trajetória na cidade de Ananás. Sua dedicação a educação e os sacrifícios de estar longe de sua família.

No ano de 2011 ele chegou a esta pequena cidade tocantinense, um jovem professor, ansioso pelo seu novo futuro, não apenas por estar diante desconhecido. Porque ao decidir deixar a cidade Goiânia isto implicava no distanciamento do seio familiar seu pai, sua mãe, seu irmão e sua irmã. Aos poucos foi cativando e sendo cativado pela gente acolhedora desta benquista cidade.

Em 2012, foi eleito vereador sendo o 2º mais bem votado em sua coligação. Aqui criou fortes laços de amizades, constituiu família e por acreditar na grandeza do potencial ananaense, em especial a juventude, tornou-se empreendedor dedicando-se a ações e projetos sociais. Promovendo o esporte e incentivando a educação. Criando novas oportunidades para as pessoas de Ananás.

"Nesta noite, ao testemunhar realização de um sonho, posso afirmar a grandeza de Deus que honra o nosso trabalho. Este congresso é um marco na história educacional nossa querida cidade. E as parcerias aqui representas atestam este fenômeno. Gratidão ao nosso Pai Criador e as verdadeiras amizades que tornaram momentos iguais a este uma possível realidade. É preciso pensar e sonhar grande, acreditar e ter a ousadia de realizar grandes coisas. Acredite, sim, nós podemos. Uma nova história de inicia. Um forte abraço e sucesso sempre do seu amigo professor Acleylton Costa", disse o educador.

No preâmbulo do evento, o Pastor Oliveira (ICB) realizou a leitura das sagradas escrituras e fez a oração abençoando os participantes e toda a equipe que trabalhou na realização do evento.

Na composição da mesa diretiva estiveram presentes professor Acleylton Costa Diretor do Centro de Ensino Médio Cabo Aparício, Maria Meire Carvalho Secretária de Educação, Joab Gomes Fonseca coordenador da UAB, Marcione do Quilim, os palestrantes Celso Castro, Adonias Ribeiro, Edinaldo Dias, Dr. Antônio Adailton. Os convidados fomentaram o debate sobre os problemas socais e os desafios da educação na contemporaneidade.

O CNBICO foi idealizado pelo jovem professor Acleylton Costa e é uma realização do Instituto IETO. O CNBICO nasceu com o propósito de pensar nacionalmente os problemas deste espaço. Nesta perspectiva o evento passeia por vários momentos históricos, políticos, econômicos, sociais e ambientais vivenciados na região tocantinense do Bico do Papagaio. Não obstante, trazendo a trajetória as tensões existentes e as possibilidades apontadas pela ciência, e provocando a comunidade acadêmica e a sociedade a pensar nacionalmente expectativas para a região do Bico do Papagaio.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter