Ruraltins encerra cadastros para o Programa de Aquisição de Alimentos

Ruraltins encerra cadastros para o Programa de Aquisição de Alimentos

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), encerrou no dia 05 de Abril, os cadastros de agricultores e entidades para o PAA – 2019. Mas conhecido como Compra Direta Local, Programa esse do Governo Federal em parcerias com o Governo do Estado e Municípios.

Os cadastros foram feitos entre os dias 15 de Março e 05 Abril, de acordo com o Coordenador do Programa de Ananás/Riachinho, o Téc. Rodrigo Balbino ficou surpreendido pela quantidade de cadastros realizados tanto de agricultores como de entidades. “Vejo que nossos agricultores mesmo não sendo bem assistidos, buscam sempre produzir para seu sustento e de suas famílias e ainda conseguem comercializar seus excedentes para os programas governamentais, temos uma agricultura forte nos 02 municípios e cabe também aos nossos Gestores incentivar e contribuir com logística para que os mesmos possam aumentar ainda mais as suas produções no campo”.

Segundo Rodrigo Balbino,foram cadastrados 120 agricultores entre os municípios de Ananás e Riachinho, totalizando um quantia para entrega de produtos no valor de R$ 780.000,00 (setecentos e oitenta mil reais), em produtos se acaso todos venderem sua produção, sendo o valor individual por agricultores ou DAP de R$ 6.500,00 por ano.

Também foram cadastradas 16 entidades para receber os produtos do programa, sendo que vai atender 4.236 beneficiários divididos entre as mesmas.

AS ENTIDADES CADASTRADAS FORAM

                       Ananás                                                   

1 - CRAS

2 -  ESC. MUL. JOÃO DIAS BORGES

3 - ESC. MUL. CHAPADINHA I

4 - CENTRO EDUCACIONAL MÃE JOANA

5 - ESC. MUL. CHAPADINHA I

6 - ESC. MUL. MINISTRO MARCOS FREIRE

7 - ESC. MUL. DOMINGOS MARTINS

8 - COL. ESTADUAL GETÚLIO VARGAS

9 - CEM – CAAP

10 - ESC. PAROQUIAL SÃO PEDRO

11 - HOSPITAL DE PEQUENO PORTE

Riachinho

1 - Cras

2 - ESC. MUL. TANCREDO NEVES

3 - ESC. MUL. TEODORO SÁ

4 - KOPING 

5 - ESC. ESTADUAL JÕAO XXIII

No mesmo período, foi realizada pelos Técnicos: Domingos Sávio (Eng. Agrônomo) e Francisco de França Napoleão (Médico Veterinário) a renovação de DAP’s (Declaração de Aptidão ao Pronaf) dos Agricultores familiares, assim os mesmos estarão aptos a comercializar seus produtos ao Programa.

O que é o PAA?

O PAA é um programa de compras do governo federal executado pelo Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins. A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional. O programa adquire dos agricultores alimentos como hortaliças, frutas e verduras, além de produtos processados com certificação sanitária dos órgãos competentes.

Requisitos

Podem participar do programa agricultores familiares tradicionais, assentados da reforma agrária, extrativistas, piscicultores, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais, demais povos e comunidades tradicionais, desde que os mesmos possuam a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

Como funciona

Os agricultores familiares vendem seus produtos para o governo. Os produtos adquiridos são destinados a escolas ou doados para entidades da rede sócio assistencial, como creches, abrigos de idosos, Cras, hospitais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Escolas Estaduais e Municipais dentre outros.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter