Aguarde, carregando...

Vestibular da IFTO/UAB de Ananás deixa candidatos frustrados por falta de organização, informação e divulgação do resultado final

Por MIchelle Brasil

Por Luís Poeta

30/01/2020 03:00h

Cerca de 500 candidatos se inscreveram no vestibular do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na modalidade à distância por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foram ofertadas 30 vagas para o curso de Licenciatura em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no polo da UAB de Ananás, norte do Estado. As inscrições foram gratuitas.

No dia 15 de setembro de 2019, os inscritos realizaram uma prova de múltipla escolha, com 10 questões objetivas de língua portuguesa e uma redação que ocorreu de forma on-line pela plataforma da IFTO: https://moodle.ifto.edu.br.

Entretanto, o ambiente virtual da instituição apresentou inúmeros problemas técnicos, tais como: dificuldades de acesso, lentidão e congestionamento do site, prejudicando boa parte dos indivíduos inscritos no processo seletivo, que ficaram desapontados.

A prova que deveria ocorrer das 10h às 12h, com duas horas de duração, foi estendida e finalizada às 18hs e mesmo assim, vários candidatos não conseguiram acessar ou concluir o exame e a redação por causa dos problemas técnicos.

Na época, os organizadores informaram que a plataforma do moodle foi criada para ter no máximo 5 mil pessoas conectadas, porém, cerca de 18 mil pessoas estavam fazendo ao mesmo tempo a prova online, gerando um congestionamento, além de quedas do sistema virtual.

Devido às falhas da plataforma, a instituição de ensino superior buscou corrigir os erros apresentados, organizou os candidatos por ordem alfabética e horários divididos, e, aplicou uma segunda prova online, que aconteceu no dia 22 de setembro de 2019. Dessa vez, a realização da prova foi um sucesso.

Segundo os participantes, a seletiva não seguiu fielmente o cronograma do edital, o resultado preliminar do vestibular demorou a sair e nem todos os nomes dos inscritos constavam na lista publicada pela IFTO como aprovados, classificados, ausentes ou eliminados.

Os concorrentes informaram também que algumas pessoas se inscreveram para o polo da UAB de Ananás e os seus nomes apareceram como aprovados em polos de outras cidades, proporcionando frustação e aborrecimento aos ingressantes do ensino superior que optaram pela modalidade UAB justamente para estudar com flexibilidade e no conforto de sua casa em Ananás, sem ter gastos com deslocamentos.

Os candidatos que se sentiram prejudicados, por qualquer razão, entraram com recurso contra o resultado preliminar do processo seletivo simplificado online por meio de preenchimento de um documento que constava no anexo X do edital nº 68/2019, o qual foi assinado, digitalizado e postado no site da IFTO (https://moodle.ifto.edu.br) nos dias 21 e 25 de setembro de 2019, porém até o presente momento não se obteve o resultado dos recursos e consequentemente não se teve o resultado final da IFTO/UAB de Ananás, contrariando e aborrecendo todos os inscritos no processo.

Quase cinco meses depois do vestibular, os participantes informaram ao Portal Correio do Bico que ainda buscam informações concretas junto à instituição de ensino superior sobre o resultado final do processo seletivo 2019/2 e assim saberem a previsão das matriculas dos aprovados, porém, a comissão organizadora do vestibular da IFTO/UAB comunicou que ainda estão trabalhando no resultado e que em breve será divulgada a lista definitiva dos aprovados e que os candidatos não perdessem a esperança de ingressar no curso de  pedagogia da instituição.